Filtros
Grupos de Estudos

Introdução: Uma Nova Era para o Direito Digital no Brasil

Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) inaugurou uma nova fase para o direito digital no Brasil, redefinindo a responsabilidade civil das plataformas digitais por conteúdos publicados por terceiros. Em julgamento histórico ocorrido em junho, a Corte estabeleceu que as redes sociais podem ser responsabilizadas por postagens de seus usuários mesmo sem a necessidade de uma ordem judicial prévia para a remoção do conteúdo, em circunstâncias específicas.

Essa mudança impacta diretamente o funcionamento de todas as grandes plataformas, como Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e TikTok, alterando a forma como lidam com publicações que envolvem discurso de ódio, notícias falsas e a prática de crimes graves.

Avatar de diego
há 5 dias
Matéria: Direito Constitucional
Artigo
0 0 6

Matéria: Direito Constitucional | Assunto: Das Funções Essenciais à Justiça | Subassunto: Defensoria Pública | Banca: Dizer o Direito | Ano: 2025


É constitucional norma estadual que estabelece critérios para a escolha do Defensor Público-Geral que sejam diversos daqueles previstos na Lei Orgânica das Defensorias Públicas (Lei Complementar nº 80/1994).

Faça login para responder à questão.
1
Avatar de diego
há 5 dias
Questao
0 0 3

É inconstitucional — por violar a competência da União para editar normas gerais de organização das Defensorias Públicas dos estados-membros (arts. 24, XIII e §§ 1º a 4º; 61, § 1º, II, d; e 134, § 1º, CF/88) — norma estadual que estabelece critérios para a escolha do Defensor Público-Geral que sejam diversos daqueles previstos na Lei Orgânica das Defensorias Públicas (Lei Complementar nº 80/1994).

STF. Plenário. ADI 7.729/PR. Rel. Min. André Mendonça, julgado em 26/5/2025 (Informativo 1179 do STF)

Avatar de diego
há 5 dias
Matéria: Direito Constitucional
Jurisprudencia
0 0 3

1. 🧭 A Defensoria Pública e sua natureza constitucional

A Defensoria Pública é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, prevista no artigo 134 da Constituição Federal. Sua missão é assegurar o acesso à justiça aos que não podem pagar por defesa jurídica, promovendo a proteção dos direitos fundamentais dos vulneráveis.

Com a EC nº 80/2014, a Defensoria passou a ter autonomia funcional, administrativa e orçamentária, o que reforça sua independência diante de interferências políticas e governamentais — requisito indispensável à sua atuação imparcial.


2. 📖 A LC 80/1994 como norma nacional de estrutura das Defensorias

A LC 80/1994 organiza as Defensorias Públicas da União, dos Estados e do DF.

Avatar de diego
há 5 dias
Matéria: Direito Constitucional
Artigo
0 0 3

Matéria: Direito Constitucional | Assunto: Poder Legislativo | Subassunto: Processo Legislativo | Banca: Dizer o Direito | Ano: 2025


É constitucional — por não violar a cláusula de reserva de iniciativa do chefe do Ministério Público da União (MPU), por guardar pertinência temática com o projeto de lei originalmente proposto e por não implicar aumento de despesa pública — norma inserida por emenda parlamentar que exige nível superior para o cargo de técnico do MPU e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), bem como reconhece os cargos de analista e técnico como essenciais à atividade jurisdicional.

Faça login para responder à questão.
0
Avatar de diego
há 6 dias
Questao
0 0 3
Carregando...

Carregando mais publicações...